Porque o Winisis caiu em desuso

winisis cds isis biblioteca

Winisis é um programa de biblioteca de uso livre, desenvolvido pela Bireme e ainda utilizado por várias pessoas em suas bibliotecas particulares e também em algumas instituições.

O CDS/ISIS (popularmente Winisis) foi um dos softwares de biblioteca mais utilizados desde seu lançamento em 1995 devido a sua instalação simples e gratuita, além de sua interface amigável mesmo para aqueles que não eram muito familiarizados com programas de computador.

"Tela

 

Ele teve seu auge de uso na era do Windows XP, onde o sistema era bastante fluído. Porém, com o lançamento de novos sistemas, inclusive o Windows Vista, o Winisis tornou-se obsoleto.

Por não ser programado para plataformas robustas, logo no Windows Vista, foram detectados diversos problemas. Por exemplo, o ícone do sistema que não era visualizado na barra de tarefas. Como resultado, múltiplas instâncias do programa ficavam abertas causando até falha nos dados registrados.

A solução, nem sempre prática, era alternar entre as janelas (ALT + TAB) . Dessa forma era possível verificar se o programa já estava aberto.

Com a chegada do Windows 7 e de computadores e notebooks com mais memória e poder de processamento, os problemas foram um pouco mais além.

Para entender por que o programa não funciona em certas máquinas, faremos uma breve explicação sobre a arquitetura do programa e do sistema operacional.

32 x 64 bits

Projetado nos anos 90, o Winisis foi desenvolvido com arquitetura 16 bits, onde os melhores computadores tinham 8MB de memória. Os programas com esse tipo de arquitetura só funcionam em sistemas operacionais de 32 bits (x32 em algumas especificações).

No entanto, em 2005 popularizou-se a arquitetura de 64 bits, pois somente ela reconhece memórias superiores a 4GB. A de 32 bits reconhece apenas até 3,8 GB.

Ou seja, se o computador possuir 8 GB de memória e um sistema de 32 bits, não é possível utilizar toda memória, somente 3,8 GB afetando o desempenho da máquina.

Em resumo, se o computador contiver um sistema operacional 64 bits, o Winisis (CDS ISIS) não funcionará devido a incompatibilidade de arquiteturas.

Todavia, ainda é possível utilizar o Winisis numa máquina de 64 bits, através do uso de uma máquina virtual. Veja como realizar esse processo aqui: Como instalar o CDS/ISIS no Windows 7.

 

Alternativa ao Winisis

Por fim, as pessoas e empresas que atualizaram seus computadores e desejam manter o uso dos dados já cadastrados no Winisis tem a opção de migrar para o ABCD.

O ABCD é, em resumo, a versão posterior do Winisis que roda em qualquer máquina por ser um sistema web. Por ser o sucessor na família ISIS, é possível migrar todas as informações cadastradas sem perda de dados. Além disso, também é possível disponibilizar a base do Winisis online para consulta interna ou na internet.

Se você ainda utiliza o Winisis e deseja migrar para o ABCD, entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.