Como instalar o Winisis no Windows 7 ou 10

winisis cds isis biblioteca

Se você ainda utiliza o Winisis para gerenciar sua biblioteca e hoje não consegue mais utilizar o programa, veja como instalá-lo no Windows 7 ou WIndows 10.

Se quer descobrir porque o Winisis não funciona em sua máquina, ela provavelmente deve utilizar um Windows de 64 bits. Leia mais sobre nesse post: Porque o Winisis caiu em desuso.

Para fazer a instalação, será necessário criar uma máquina virtual. Uma máquina virtual é uma simulação de uma instalação de máquina que roda numa máquina física. Embora seja uma simulação, a máquina virtual consome os recursos da máquina de origem, então é recomendado que a máquina de origem (ou hospedeira) possua bons recursos como processador, memória ram e disco rígido.

Primeiramente, para criar a  VM (Virtual Machine – máquina virtual em tradução livre), é necessário um programa específico, como por exemplo o Oracle VitualBox. Utilizaremos o da Oracle para essa instalação, mas é possível utilizar outros similares.

Instalando o VirtualBox e criando a máquina virtual

Execute o arquivo de instalação do VirtualBox e siga os passos abaixo para configurar a máquina virtual. Lembrando que, para o último passo deverá ter na máquina de origem um arquivo .ISO de instalação do Windows 7 ou 10 de 32 bits.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Logo após a máquina ser criada, inicie a instância. O Windows irá carregar e você poderá utilizá-la como uma máquina física.

 

Instalando o Winisis

Baixe e instale a última versão do Winisis aqui:  winisis 1.5 b3 com manual.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

Alternativa

Se eventualmente não quiser mais utilizar o Winisis e desejar manter os dados já cadastrados, migre para o ABCD. O ABCD é, em resumo, a versão atualizada do WInisis. Totalmente web, roda em qualquer máquina através de acesso ao navegador, sem instalações e sem necessidade de internet. Leia mais sobre aqui: migrar para o ABCD.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.