Do Biblioteca Fácil para o ABCD: acervo IOCMF

O Instituto Oscar Cirne de Medicina Forense (IOCMF) é o mais novo usuário do software ABCD para gestão de bibliotecas.

O Instituto, localizado no Rio de Janeiro, possui grande acervo na área de medicina forense, além disso, pesquisas e publicações na área jurídica.

O processo

A princípio os materiais eram cadastrados no programa Biblioteca Fácil, desenvolvido pela SkyFalcon, que foi descontinuado e teve seu suporte e atualização suspensos.

Buscando uma alternativa para continuar a gestão do acervo que entregasse as ferramentas para catalogação e principalmente custo x benefíco, o IOCMF optou pelo software livre ABCD.

Assim que a empresa anterior forneceu o backup do banco de dados da biblioteca, a importação do acervo para o ABCD se tornou possível.

A migração foi feita a partir de uma série relacional de planilhas de controle no Excel e os dados foram todos importados com sucesso.

Hoje o catálogo está em processo de atualização, pois agora é possível incluir os arquivos digitais, como por exemplo os livros (e-books), as imagens de capa, além do sumário digitalizado.

Além disso, o pessoal do Instituto agora tem acesso a sua própria interface de pesquisa que antes só era possível na máquina da biblioteca, sem acesso simultâneo ou pela internet.

Entre outras facilidades, hoje a bibliotecária responsável pode trabalhar de casa realizando a conferência, ajustes e atualizações dos dados graças a utilização do serviço de hospedagem em nuvem da L2O. Uma grande valia em tempos de pandemia da COVID-19.

O IOCMF

Em resumo, o Instituto foi fundado em 2005 pelo Dr. Oscar Cirne Neto e hoje é uma empresa sólida que atua em parceria com importantes escritórios de advogados elaborando laudos e fornecendo consultoria, principalmente no Rio de Janeiro e eventualmente em outros estados do Brasil.

Quer saber mais? Entre em contato com o IOCMF e visite o acervo online!

Biblioteca IOCMF

Se seu acervo ainda utiliza o Biblioteca Fácil ou Biblioteca Fácil.NET da SkyFalcon o ABCD é uma excelente alternativa! Entre em contato conosco para uma proposta de implantação do ABCD!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.