O Espaço Memória Carandiru (EMC) é um espaço que foi constituído em 2007 e hoje está sob a guarda do Centro Paula Souza e responsabilidade da ETEC Parque da Juventude. É um centro de memória cultural da antiga Casa de Detenção de São Paulo, conhecida por Complexo Carandiru.

O objetivo do EMC é, acima de tudo, salvaguardar a memória do bairro e do Complexo do Carandiru através de estudos e experiências museológicas realizadas pelo curso técnico de Museologia oferecido pela ETEC.

A equipe técnica do museu realiza a conservação e restauro dos objetos que foram utilizados pelos moradores do complexo. O acervo físico consiste, em grande maioria, de objetos pessoais, esculturas abstratas e fotografias.

O projeto

A L2O realizou a implantação do ABCD no Espaço com o intuito de facilitar o cadastro de informações e possibilitar o acesso simultâneo à edição de registros. Além disso, para também disponibilizar o acervo para consulta na internet.

Todo o acervo digital, composto por fotos e dados dos objetos, estava cadastrado em um arquivo do Microsoft Access.

Para que os dados pudessem ser importados, foi feita a manipulação dos metadados iconográficos e em seguida, a migração.

Assim que foi feita a estruturação dos metadados, foi criada a base de iconografia com campos para inserção dos dados do objeto bem como as fotografias e digitalizações.

Por fim, o acervo do centro de memória foi disponibilizado para consulta pública. Utilizando o serviço de hospedagem ABCD em nuvem, a base de memória pode ser acessada pelo endereço http://carandiru.art.br.

O EMC

O espaço, organizado pelos alunos e professores do curso técnico de Museologia da ETEC, está localizado na Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Prédio I – Santana – São Paulo/SP.