O site da Mnemocine é um portal que publica resenhas, ensaios e manuais técnicos sobre cinema. Não apenas isso, compartilha conteúdo pedagógico e indicação de acervos para estudantes e professores de cinema.

Entre a divulgação de cursos, festivais e mostras, há informações valiosas sobre técnicas de fotografia e cinematografia. Convidados e colaboradores publicam textos de ensaios e indicam instituições de ensino para quem quer estudar mais sobre o assunto.

Para completar o material, está disponível para consulta pública um banco de produção científica que reúne mais de 3.000 registros. Entre eles teses, dissertações e livre-docências, todos baseados em cinema. A iniciativa também possui um banco de mais de 25.000 registros sobre os filmes silenciosos estrangeiros exibidos no Brasil entre 1896-1934.

O projeto

A catalogação dos materiais antes era feita numa pequena plataforma similar ao do Alexandria, utilizando banco MySQL.

Com o propósito de remover as limitações da pesquisa no catálogo e também de evitar falhas no cadastramento, o ABCD foi o software escolhido para gerenciar o banco de dados reformulado.

Para que os dados pudessem ser migrados para o ABCD, foi feito o tratamento das informações e posteriormente a importação.

Além da importação dos dados também foi feita a adequação de leiaute à nova identidade do site Mnemocine.

Já que a importação do MySQL foi um sucesso, também foi importado um arquivo PDF com mais de 1.500 registros.

Como resultado da mudança, a consulta foi melhorada com mais campos recuperáveis e oferecendo mais ferramentas para os pesquisadores. A base também ganha um visual moderno e intuitivo, além de facilitar o cadastramento dos dados pelos administradores.

Utilizando o serviço de hospedagem em nuvem, o acervo de produção científica pode ser acessado no link: teses. Já o acervo de filmes pode ser consultado no link: filmes silenciosos.

A Mnemocine

Lançada em 1999 com o intuito de constituir um instrumento de apoio para professores, estudantes e todos aqueles que se interessam pela história do cinema, da fotografia e do audiovisual, hoje conta com diversos parceiros e colaboradores. Inclusive, a Revista Mnemocine, lançada em 2017, aceita artigos e outros textos acadêmicos para publicação colaborativa.