O Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) inaugurou sua nova unidade prestando homenagem ao advogado e professor Arnoldo Wald, dando seu nome a biblioteca inaugurada no Dia da Advocacia (11/08) 2018.
O professor fez a doação de 15 mil títulos entre os mais de 20 mil que a instituição possui.
O projeto
Todo o acervo, composto de livros, revistas e documentos jurídicos estava cadastrado numa planilha Excel.
A fim de melhorar o processamento técnico utilizando um sistema próprio para catalogação, a L2O realizou a implantação do ABCD no Instituto.
Para que os dados pudessem ser migrados para o ABCD, foi feito o tratamento das informações e posteriormente a importação.
Após a estruturação dos dados, foram criadas as bases de livro – com planilhas para cadastro de livros e capítulos, periódico – com planilhas de revista e artigo e pastas – para catalogação de documentos avulsos.
Além disso, foi disponibilizado o relatório completo para avaliação dos títulos cadastrados e isso possibilitou a eliminação de obras duplicadas.
Após o trabalho de normalização, o acervo, que conta com diversos títulos clássicos do Direito, foi disponibilizado para consulta pública. Utilizando o serviço de hospedagem ABCD em nuvem, a biblioteca pode ser acessada pelo endereço http://iasp.biblioteca.site.
O IASP
O IASP foi criado em 1874 e desde então busca difundir conhecimentos jurídicos através de cursos e palestras sobre Direito.
A Biblioteca Professor Arnoldo Wald é o cartão de visitas da Unidade de Eventos e Cursos do IASP. Situada no 19º andar da Avenida Paulista, nº 1.294, atende aos associados em ambiente acolhedor de 160m2, onde encontram-se catalogados quase dezesseis mil livros nas áreas de filosofia e história do direito, direito romano, constitucional, administrativo, ambiental, tributário, civil e processual civil, empresarial, consumidor, trabalhista e outros ramos do direito brasileiro, francês, inglês, italiano, alemão, belga, português e espanhol. Além dos livros, a Biblioteca conta com quase seis mil periódicos nacionais e estrangeiros e aproximadamente mil obras de referências, entre dicionários e enciclopédias jurídicas.
Texto retirado do site www.iasp.org.br